Se você ainda não sabe, a retenção de clientes é extremamente importante para a saúde a longo prazo de seus negócios. E a maneira mais importante de manter os clientes comprando seus produtos e serviços é um ótimo atendimento ao cliente. Uma experiência ruim e seus clientes podem procurar em outros lugares suas necessidades. Por outro lado, o excelente atendimento ao cliente mantém seus clientes e gera benefícios ainda maiores. Continue lendo para saber mais!
Sua empresa precisa de atendimento ao cliente que vale a pena lembrar. Portanto, neste artigo, exploraremos por que a retenção de clientes é importante e o que você pode fazer para alcançá-la agora.
Reduzindo custos de aquisição de clientes com excelente atendimento ao cliente
Não importa em que tipo de setor você trabalha, a aquisição de novos clientes pode ser extremamente dispendiosa. De fato, o custo de aquisição de novos clientes é quase cinco vezes o valor gasto na retenção de clientes.
Por esse motivo, sua empresa precisa percorrer uma milha extra quando se trata de atender às necessidades de seus clientes. Eduque seus representantes de atendimento ao cliente para acomodar clientes - mesmo aqueles que podem estar errados. Além disso, promova políticas de retenção de clientes que permitam maneiras de recompensar os clientes, incluindo a oferta de:
Descontos e cupons
Programas de fidelidade
Produtos / serviços gratuitos
E mais.
Dimensionar sua empresa de boca em boca e comentários on-line
Um ótimo atendimento ao cliente raramente é algo que os clientes mantêm em silêncio. Um ótimo serviço ao cliente pode incluir:
Um representante útil que resolveu um problema contínuo com eficiência
Acompanhamento de um problema em andamento
Um funcionário tenaz que cuidava de seus melhores interesses
Os clientes que experimentam o serviço ao cliente que vale a pena lembrar têm mais chances de compartilhar suas experiências com seus amigos e familiares. Posteriormente, isso exponencia sua base de clientes, levando a maiores lucros e uma melhor reputação entre seus concorrentes.
Além disso, aqueles que têm uma experiência positiva podem ir ainda mais longe para espalhar a palavra online. Por meio de sites de análise on-line, como o Yelp e o Google Reviews, sua marca ganha reputação pelo excelente atendimento ao cliente. À medida que essas revisões se acumulam, seus negócios serão dimensionados à medida que os clientes em potencial perceberem que você se importa com os negócios deles. Por outro lado, as críticas negativas podem levar à retenção de clientes reduzida, que é o oposto do que você deseja obter.
Esteja acessível aos seus clientes
Um dos aspectos frequentemente negligenciados do atendimento ao cliente é o acesso aos seus clientes. Não há nada mais frustrante para um cliente do que não ter a capacidade de entrar em contato com uma empresa para resolver um problema. Portanto, é importante lembrar que ser facilmente acessível de várias maneiras é uma necessidade. Da mesma forma, essas opções podem incluir:
Filiais
O email
Mídia social
Chat ao vivo / Suporte técnico
Números de telefone virtual comercial , que podem permitir ligações gratuitas para clientes nacionais e internacionais
Quanto mais canais de comunicação e facilidade de acessibilidade, maior a probabilidade de um cliente permanecer na sua organização.
A arte de atendimento ao cliente sem atendimento ao cliente
Há também outro elemento esquecido do atendimento ao cliente que leva à retenção de clientes: capacitando o cliente a cuidar de seus negócios. A verdade é que muitos clientes simplesmente querem resolver seus problemas o mais rápido possível. Da mesma forma, eles não desejam gastar tempo no telefone em espera ou aguardando uma resolução de um Suporte Técnico. Afinal, vivemos no século 21, onde os clientes simplesmente não conseguem tirar um tempo dos dias agitados para resolver um problema.
Uma maneira eficaz de fazer isso é criando um serviço de diretório automatizado para suas linhas telefônicas. Disponível nos provedores de serviços de telecomunicações, você pode configurar um diretório que permita aos chamadores de entrada:
Obtenha as informações necessárias (por exemplo, horário de funcionamento da loja, problemas comuns)
Inserir informações de pagamento e conta
Fale diretamente com um funcionário ou departamento individual através de extensões específicas
Por meio de diretórios, os clientes lembram como é fácil resolverem seus problemas com sua empresa e permanecerem fiéis à sua marca.
Como você pode ver, a retenção de clientes está diretamente relacionada ao excelente atendimento ao cliente. Ao levar em consideração as dicas e os aspectos mencionados no atendimento ao cliente, sua empresa manterá sua base de clientes e crescerá.
Como proprietário de uma empresa e empresário internacional, Tom Senkus compartilha seu conhecimento conquistado com dificuldade de como manter os clientes felizes. Para mais informações sobre os trabalhos e esforços publicados de Tom, visite www.tomsenkuswriter.com
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