Você conhece muito bem a sensação: a decepção de ver os clientes encherem seus carrinhos e depois... mudarem de ideia e deixarem sua loja de comércio eletrônico, ao começar o Formula Negócio Online
Infelizmente, o problema do carrinho abandonado é muito comum. O abandono de carrinho é um dos maiores desafios para os varejistas online. Pesquisas mostram que entre 70 e 80 por cento de todos os carrinhos de compras são abandonados.
Se você deseja apenas reduzir sua taxa de abandono de carrinho ou está mais do que pronto para recuperar vendas perdidas, você pode corrigir o problema de abandono de carrinho de compras. Na verdade, aqui está alguma motivação: metade dos abandonos de carrinho que são incentivados a recuperar seus carrinhos de compras abandonados concluirá uma compra. Além disso, apenas 19% das 1.000 principais empresas de comércio eletrônico se esforçam para recuperar carrinhos abandonados. Portanto, se você prestar atenção em como recuperar clientes perdidos e incentivar os clientes a devolver o carrinho de compras, você dará à sua loja online uma vantagem competitiva.
Por que você deve enviar e-mails de abandono de carrinho
Um dos métodos mais experimentados e testados para reduzir o abandono do carrinho de compras é uma campanha de e-mail de carrinho abandonado. Por que enviar e-mails de carrinho abandonado é uma tática tão popular? Porque pode aumentar a conclusão da compra. E-mails de carrinhos abandonados são uma estratégia eficaz para ajudá-lo a reunir clientes em potencial com seus itens abandonados, recuperar receita perdida, criar clientes fiéis e aprimorar sua marca.
Uma boa estratégia de e-mail de carrinho abandonado não apenas atrairá os clientes de volta à página de checkout em sua loja online; ele irá ajudá-lo a recuperar as vendas que você teria perdido de outra forma. Existem muitos modelos de email de carrinho abandonado e exemplos de email de carrinho abandonado para escolher, e a maioria adere a um conjunto semelhante de táticas:
Personalização: use e-mails personalizados que mencionem seu nome e itens do carrinho do cliente
Incentivos: oferecer um código de cupom, código de desconto ou frete grátis
Urgência: Motive os clientes a concluir sua compra com ofertas expirando
Pontualidade: envie um e-mail de acompanhamento aos que abandonaram o carrinho dentro de algumas horas
Prova social: compartilhe depoimentos de clientes de seus clientes mais fiéis
Linha de assunto forte: garanta que seus e-mails de recuperação de carrinho abandonado sejam abertos
Embora os e-mails sejam eficazes, uma enxurrada de e-mails de carrinho abandonados sairá pela culatra. Envie muitos e você pode ser depositado no abismo eterno conhecido como pasta de spam. Especialistas sugerem que sua sequência de e-mails de carrinho abandonado deve incluir um total de três e-mails para o cliente. O primeiro sai poucas horas após o abandono; a segunda deve sair 24 horas após o evento desencadeador; e o e-mail final deve ser enviado três dias depois.
Mas lembre-se de que o email marketing por si só não é a maneira mais eficaz de recuperar carrinhos abandonados. Complemente sua estratégia de e-mail com uma campanha de mensagens de texto e você poderá aumentar ainda mais suas taxas de conversão. Clientes emotivos nos dizem que suas campanhas de mensagens de texto direcionadas a carrinhos abandonados geram um retorno sobre o investimento maior do que eles esperavam.
Por que os carrinhos abandonados são importantes
As marcas de comércio eletrônico perdem cerca de US$ 18 bilhões em vendas por abandono de carrinho a cada ano. Embora não seja um problema que você possa erradicar completamente, você pode pelo menos suavizar o golpe. Uma mensagem de acompanhamento para qualquer cliente que abandonou o carrinho é o primeiro passo para minimizar o impacto dos carrinhos abandonados e ajudá-lo a recuperar as vendas perdidas. O envio de e-mails de abandono de carrinho pode criar vários benefícios para as lojas de comércio eletrônico:
Maior fidelização de clientes . E-mails de carrinhos abandonados podem ajudar a transformar clientes em potencial em clientes fiéis, mostrando a eles que você se importa com o patrocínio deles e reforçando sua marca
Melhor experiência do cliente. Os e-mails de carrinho abandonado podem ajudá-lo a entender o que está causando os problemas do carrinho abandonado, revelando as expectativas do cliente e mostrando onde você pode aliviar o atrito no fluxo de checkout.
Vendas melhoradas. E-mails de carrinho abandonados geralmente têm uma taxa de abertura mais alta do que os e-mails de marketing tradicionais, o que, por sua vez, pode gerar uma taxa de cliques mais alta e aumentar as vendas.
Embora enviar e-mails de carrinho abandonado para seus clientes possa parecer muito trabalho ou perda de tempo, isso pode ter um impacto enorme em seus resultados. Portanto, não ignore o problema do carrinho abandonado: você nunca sabe quem pode mudar de ideia e concluir a transação.
14 Exemplos de e-mail de carrinho abandonado
A maioria dos softwares de marketing por e-mail pode capacitá-lo a enviar e-mails automatizados de recuperação de carrinho. Se você não tem um modelo de e-mail de carrinho abandonado e precisa de motivação, a seguir estão alguns exemplos de linhas de assunto atraentes, texto nítido e incentivos inspiradores para ajudá-lo a chamar a atenção na caixa de entrada de seus clientes e recuperar carrinhos abandonados
1. J. Tripulação
A J.Crews opta por uma abordagem elegante ao tentar reter uma venda. A mensagem é curta e doce, lembrando o cliente sobre o carrinho abandonado, bem como outros temas de produtos que eles podem ter perdido, como recém-chegados e o que está em promoção.
2. Pacsun
A Pacsun adota uma abordagem ousada com seus e-mails de carrinho abandonados, assumindo que o cliente simplesmente "esqueceu" que tinha itens em seu carrinho. Ao sugerir que o cliente ainda deseja os itens e lembrá-los sobre o que eles deixaram para trás, os e-mails promovem um senso de urgência.
3. Prosperar no mercado
Prosperar vai para a abordagem de poupança. Dizer aos clientes quanto eles economizam ao comprar um item imediatamente pode ser uma ótima maneira de mantê-los. A Thrive usa os itens reais deixados no carrinho abandonado do cliente para inspirá-lo a retornar.
4. 23 e eu
A 23andMe adotou uma abordagem direta. Eles evitam ruídos em seus e-mails indo direto ao ponto com um pitch direto. A cópia fala do "porquê" por trás do interesse inicial do cliente em incentivá-lo a concluir seu pedido.
5. Madewell
Os e-mails de carrinho abandonado da Madewell lisonjeiam seus clientes com uma linha de coleta inteligente. Eles também exibem uma imagem do item que os clientes escolheram para lembrá-los de seu bom gosto.
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