É fácil amar a Deus quando as coisas vão bem. Quando recebemos uma promoção, curamos de uma doença ou recebemos boas notícias sobre uma situação difícil, uma de nossas primeiras reações pode ser (e deve ser) louvar a Deus por Seu favor em nossas vidas. No entanto, como seguidores de Cristo, nosso desafio é reconhecer que Deus é Deus, quer as coisas sejam boas ou ruins. Felizmente, Deus nos deu muitos exemplos na Bíblia, incluindo a história de Jonas.
Jonas era um profeta encarregado do que era, em sua mente, uma missão suicida. Em vez de ser obediente, ele fugiu. Ainda assim, Deus o colocou de volta nos trilhos e o usou para grandes coisas, apesar de sua falta de fé e preconceito. Para um exame aprofundado de Jonas 1, confira este post .
No segundo capítulo de Jonas, vemos nosso personagem titular fazendo uma oração de ação de graças, mesmo estando a centímetros da morte. Para ajudar a nossa compreensão de Jonas 1:17-2:10 , vamos consultar o Novo Comentário Bíblico e o Novo Dicionário Bíblico .
1:17-2:10 | A gratidão de Jonas pela graça de Deus por resgatá-lo da morte
Jonas 1:17-2:1 – Introdução Narrativa
17 E o Senhor designou um grande peixe para engolir Jonas. E Jonas ficou três dias e três noites no ventre do peixe. 1 Então Jonas orou ao Senhor seu Deus do ventre do peixe,
– Jonas 1:17-2:1
1:17 | A morte por afogamento era o que Jonas esperava. As palavras que o SENHOR preparou um grande peixe indicam ao leitor que Jonas não morreria, mas seria resgatado. Existem vários relatos confiáveis sobre a sobrevivência de pessoas no mar depois de serem engolidas por baleias (ver DK Stuart, Hosea-Jonah [Word Books, 1987]). Essas eram sobrevivências naturais, devido à notável capacidade do corpo de viver com pequenas quantidades de oxigênio (embora normalmente inconscientemente) em água fria, algo medicamente bem estabelecido. Também um fator é a freqüente superfície de uma baleia para o ar. O resgate de Jonas foi por arranjo divino, no entanto, e, portanto, sobrenatural em medida considerável.
Grande peixe na nomenclatura hebraica poderia designar uma baleia ou um dos tubarões maiores. Três dias e três noites é uma frase especial usada no mundo antigo com o significado de "tempo suficiente para estar definitivamente morto" . Origina-se originalmente da antiga noção pagã de que a viagem da alma ao outro mundo levava três dias e três noites. O uso de Jesus da mesma frase para a duração de sua morte antes de sua ressurreição ( Mt. 12:40 ) carrega uma força semelhante: é uma maneira de dizer que ele realmente morreria, não que ele estaria literalmente morto por exatamente setenta anos. -duas horas.
2:1 | Se ele permaneceu ou não consciente o tempo todo, Jonas estava suficientemente alerta em algum momento durante seus dias no peixe ou na baleia para perceber que ele não havia se afogado, mas estava sendo mantido vivo, e proferir o salmo de ação de graças que segue nos versos 2-9. . A forma e estrutura do salmo indicam que Jonas entendeu bem que lhe foi dada a vida em vez da morte que merecia . Um salmo de ação de graças era um poema musical orado em gratidão após a libertação de algum tipo de ameaça ou miséria. Doze salmos no Saltério são salmos de ação de graças exclusiva ou parcialmente individuais (Sl. 18 , 21 , 30 , 32 , 34 , 40 , 66 ,92 , 103 , 108 , 116 , 118 ). Seis são salmos de ação de graças exclusiva ou parcialmente corporativos (comunitários) (Sl. 65, 67, 75, 107, 124, 126). Tais salmos também são encontrados fora do Saltério (por exemplo , 1 Sa. 2: 1-10 ; Is. 38: 9-20 ).
Os salmos de ação de graças geralmente têm cinco elementos:
uma declaração introdutória de agradecimento pelo resgate
uma descrição da miséria resgatada de
descrição do pedido de resgate
uma indicação do próprio resgate e
um testemunho ou voto para continuar a mostrar gratidão por meio de adoração futura.
O salmo de Jonas inclui todos os cinco elementos, na ordem listada acima. Não há como saber se Jonas compôs este salmo (como profeta, ele era um poeta musical por formação) ou se ele simplesmente usou um salmo que já conhecia para expressar sua gratidão. De qualquer forma, o salmo é uma declaração eloquente e pode muito bem ter sido polido antes do evento.
Jonas 2: 2-6a | Jonas relata sua situação
2 dizendo:
Da minha angústia clamei ao Senhor,
e ele me respondeu;
do ventre do Sheol clamei,
e ouviste a minha voz.
3 Pois tu me lançaste nas profundezas,
no coração dos mares,
e o dilúvio me cercou;
todas as suas ondas e suas vagas
passaram sobre mim.
4 Então eu disse: 'Fui expulso
da tua vista;
contudo, voltarei a olhar
para o seu templo sagrado.'
5 As águas fecharam-se sobre mim para tirar-me a vida;
as profundezas me cercaram;
ervas daninhas estavam enroladas na minha cabeça
6 nas raízes das montanhas.
eu desci para a terra
cujas grades me fecharam para sempre;
– Jonas 2: 2-6a
2 | Este versículo é a introdução do salmo, resumindo o resgate de Jonas.
3-6a | _ Esses versículos relatam a miséria em que Jonas estava. Vários salmos usam a metáfora do afogamento como uma espécie de declaração de miséria para todos os propósitos, então o salmo de Jonas não deve ser visto como exclusivo de sua situação pessoal. Os Salmos tendem a descrever algumas provações severas (principalmente inimizade, doença, aprisionamento, afogamento e morte) como dificuldades típicas pelas quais o leitor pode substituir mentalmente sua própria miséria. No v 4 ainda vou olhar de novo ... é melhor traduzido 'Como posso olhar de novo ...' com base no antigo Gk. leituras manuscritas.
Jonas 2: 6b - 9 | O resgate e os votos de Jonas
mas tu tiraste a minha vida da cova,
ó Senhor meu Deus.
7 Quando minha vida estava se esvaindo,
lembrei-me do Senhor,
e minha oração veio a você,
no seu santo templo.
8 Os que prestam atenção aos ídolos vãos
abandonam a esperança de um amor leal.
9 Mas eu com voz de agradecimento
vos oferecerei sacrifícios;
o que jurei pagarei.
A salvação pertence ao Senhor!, ao escrever sobre Cursos Bíblicos
—Jonas 2:6b - 9
6b | _ Este versículo constitui a breve descrição do resgate.
7 | Aqui Jonas inclui palavras de apelo por resgate, típicas de salmos desse tipo.
8–9 | Esses versículos são a seção de testemunho/voto final do salmo. Ídolos sem valor em v 8 está em hebraico (lit.) vazios nadas . A idolatria é perigosa por muitas razões, sendo uma das mais proeminentes que os ídolos não podem salvar. Somente o Senhor, o Deus de Israel, pode salvar. As últimas palavras do salmo, A salvação vem do SENHOR (lit. 'A salvação é do Senhor ') também pode ter o sentido de que ele salva a quem quer - ele está encarregado de todo o negócio da salvação . Isso, da própria boca de Jonas, prenunciou a possibilidade de que o Senhor escolheria resgatar os ninivitas de seus problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário